Registo | Contactos

40 anos de investigação científica em livro

14 Mar 2017 - 12h30 - 3.173 caracteres

Autobiografia da investigadora Claudina Rodrigues-Pousada lançada esta sexta feira

 

Claudina Rodrigues-Pousada, professora aposentada do ITQB NOVA, Universidade Nova de Lisboa, escreveu um livro de memórias dos 40 anos de carreira científica, começando na sua infância em Tadim, no Minho, até ao doutoramento em Paris e uma carreira bem sucedida como investigadora, professora, divulgadora científica e mulher de família.

O livro  “Quarenta anos de investigação – na voragem do tempo” será lançado esta sexta feira, 17 de Março às 18h no ITQB NOVA, em Oeiras, na presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Manuel Heitor, do Reitor da Universidade Nova de Lisboa António Rendas e o Director do ITQB NOVA Cláudio M. Soares. O livro vai ser apresentado por dois ex alunos de doutoramento de Claudina Rodrigues-Pousada, Margarida Amaral que é actualmente professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Orfeu Flores, CEO da empresa de biotecnologia Stab Vida.

 

Biografia

Claudina Amélia M. Rodrigues-Pousada é licenciada em Farmácia pela Universidade do Porto (1968) e doutorada em Bioquímica pelo Institut de Biologie Physico-Chimique, Universidade Paris VII (1979),  Foi investigadora no Instituto Gulbenkian de Ciência (1969) e depois do Instituto de Tecnologia Química e Biológica, Universidade Nova de Lisboa (2000), onde é ainda hoje líder do Laboratório de Genómica e Stress.

O seu trabalho tem-se focado no metabolismo celular e em genómica, tendo-se interessado em decifrar a forma como os organismos reprogramam a expressão genética para manter o controlo homeostático em situações ambientais adversas. Foi pioneira e introdutora das muitas metodologias de Biologia Molecular em Portugal tendo doutorado 30 alunos e publicado mais de 120 artigos em revistas internacionais com arbitragem.

 

Prémios e distinções

  • Nomeada Membro da European Molecular Biology Organization EMBO, 1994

 

Gabinete de Comunicação ITQB-NOVA


© 2017 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva


ITQB NOVA - Gabinete de Comunicação

O Instituto de Tecnologia Química e Biológica, Oeiras, é um instituto de investigação e formação avançada da Universidade Nova de Lisboa. Tem como missão fazer investigação científica e promover formação avançada em Ciências da Vida, Química e Tecnologias associadas, para benefício da saúde humana e do ambiente.


Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto

Ficheiros para download Jornais que já efectuaram download deste artigo