200 anos do “New England Journal of Medicine”
Em janeiro de 1812 John Collins Warren, um estudante de medicina na universidade norte-americana de Massachusetts, conjuntamente com o seu colega James Jackson, fundaram o primeiro jornal científico de e sobre medicina, primeiramente designado por “New England Journal of Medicine and Surgery and the Collateral Branches of Science”.
Ainda hoje, e a par da sua arqui-rival “The Lancet” (fundada em 1823), a “New England Journal of Medicine” é uma das principais revistas de referência e de prestígio para a publicação de resultados das investigações científicas nas diversas áreas da Medicina. Para comemorar o bicentenário, foi colocado no seu sítio na internet (http://nejm200.nejm.org/timeline/) uma muito interessante cronologia interactiva sobre os avanços e descobertas na área da medicina e da saúde.
António Piedade
© 2012 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva
António Piedade
António Piedade é Bioquímico e Comunicador de Ciência. Publicou mais 700 artigos e crónicas de divulgação científica na imprensa portuguesa e 20 artigos em revistas científicas internacionais. É autor de nove livros de divulgação de ciência: "Íris Científica" (Mar da Palavra, 2005 - Plano Nacional de Leitura),"Caminhos de Ciência" com prefácio de Carlos Fiolhais (Imprensa Universidade de Coimbra, 2011), "Silêncio Prodigioso" (Ed. autor, 2012), "Íris Científica 2" (Ed. autor, 2014), "Diálogos com Ciência" (Ed. autor, 2015) prefaciado por Carlos Fiolhais, "Íris Científica 3" (Ed. autor, 2016), "Íris Científica 4" (Ed. autor, 2017), "Íris Científica 5" (Ed. autor) prefaciado por Carlos Fiolhais, "Diálogos com Ciência" (Ed. Trinta por um Linha, 2019 - Plano Nacional de Leitura) prefaciado por Carlos Fiolhais. Organiza regularmente ciclos de palestras de divulgação científica, entre os quais, o já muito popular "Ciência às Seis". Profere regularmente palestras de divulgação científica em escolas e outras instituições.
Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto
Ficheiros para download Jornais que já efectuaram download deste artigo