Duas medalhas de ouro e duas de prata
A 8.ª edição das Olimpíadas de Matemática da CPLP (OMCPLP) terminou dia 7 de Setembro em São Tomé e Príncipe com a equipa portuguesa a arrecadar duas medalhas de ouro e duas de prata. Rui Zhu Wang (Faro, 10.º ano) e Tiago Marques (Santa Maria da Feira, 8.º ano) são os responsáveis pelas medalhas de ouro, sendo que o primeiro obteve a pontuação máxima da competição. Marta Gonçalves (Guimarães, 9.º ano) e Nuno Carneiro (Viana do Castelo, 10.º ano) conquistaram as duas medalhas de prata.
A equipa olímpica chega amanhã, 9 de setembro, às 04h45, ao aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. A delegação portuguesa é composta por seis elementos, quatro alunos e pelos professores António Salgueiro e Joana Teles, ambos da Universidade de Coimbra.
A cerimónia de encerramento das OMCPLP teve lugar dia 7 de Setembro, no Instituto Politécnico de São Tomé e Príncipe. As provas da competição foram realizadas nos dias 5 e 6 de Setembro de manhã.
A participação de Portugal nas OMCPLP é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática e a preparação dos alunos é assegurada pelo Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. O Ministério da Educação, a Ciência Viva, o Novo Banco, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Pathena apoiam a realização das Olimpíadas.
De lembrar que as Olimpíadas Ibero-americanas de Matemática este ano são uma organização conjunta de Portugal e Espanha, e que começam no dia 21 de Setembro em Monte Gordo.
SPM
© 2018 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva
Sociedade Portuguesa de Matemática
Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto
Ficheiros para download Jornais que já efectuaram download deste artigo