Registo | Contactos

"Gestão da Água – Incertezas e Riscos"

19 Mar 2012 - 15h22 - 1.786 caracteres
Género: Áreas: Climatologia
Por: António Piedade

Da autoria e coordenação do Professor Emérito António Betâmio de Almeida (Instituto Superior Técnico), o livro “Gestão da Água – Incertezas e Riscos”, publicado pela Esfera do Caos, em Setembro de 2011, é de referência incontornável pela excelência científica do conteúdo, compaginado que está com vários exemplos concretos de estudo de caso. Estes são coligidos no quinto e último capítulo do livro e são da autoria de vários professores e especialistas de referência nesta temática interdisciplinar, a saber: Maria da Conceição Cunha, Maria do Céu Almeida, João Paulo leitão, Sérgio Teixeira Coelho, Laura M.S. Caldeira, Teresa Viseu, Maria Manuela Portela, M.G. Brito, L. Bragança, C. Coelho, R. Silva, F. Veloso-Gomes, F. Taveira-Pinto, Luísa Pinho e Filomena Martins.

Ao longo dos primeiros 4 capítulos do livro, o autor introduz o contexto da problemática na sociedade contemporânea, define o conceito de risco, a operacionalização da gestão do risco, e finaliza com algumas reflexões e análises críticas.

Este livro apresenta a problemática das incertezas e riscos na gestão dos recursos hídricos com um profundo pragmatismo, fruto da experiência do autor nesta área, e uma fluência didáctica constante ao longo do texto, tornando-o muito útil a estudantes e profissionais interessados. Mas a clareza com que está escrito, permite que o público não especializado também dele tire ensinamentos.

É que a gestão da água diz respeito a todos e a racionalização dos conceitos de incerteza e riscos associados peca por ser pouco popularizada. Neste período de seca prolongada, a sua leitura refresca a necessidade de uma maior literacia sobre os riscos que condicionam a própria biodisponibilidade da água, indispensável à vida.

 

António Piedade

 

Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

 

Título: “Gestão da Água – Incertezas e Riscos. Conceptualização Operacional”,

Autor: António Betâmio de Almeida

Editora: Esfera do Caos

ISBN: 978-989-680-044-4

1ª Edição: Setembro de 2011

237 páginas.

 


© 2012 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva


António Piedade

António Piedade é Bioquímico e Comunicador de Ciência. Publicou mais 500 artigos e crónicas de divulgação científica na imprensa portuguesa e 20 artigos em revistas científicas internacionais. É autor de sete livros de divulgação de ciência: "Íris Científica" (Mar da Palavra, 2005 - Plano Nacional de Leitura),"Caminhos de Ciência" com prefácio de Carlos Fiolhais (Imprensa Universidade de Coimbra, 2011), "Silêncio Prodigioso" (Ed. autor, 2012), "Íris Científica 2" (Ed. autor, 2014), "Diálogos com Ciência" (Ed. autor, 2015) prefaciado por Carlos Fiolhais, "Íris Científica 3" (Ed. autor, 2016), "Íris Científica 4" (Ed. autor, 2017).


Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto

Ficheiros para download Jornais que já efectuaram download deste artigo