Famelab - concurso internacional de comunicação de ciência
O FameLab é um criado pelo Cheltenham Science Festival. É apoiado desde 2006 pelo British Council, que o expandiu a outros países. Em 2012 decorre pela terceira vez em Portugal, com organização Ciência Viva.
A vencedora da edição portuguesa de 2011 foi a antropóloga Leonor Medeiros.
O concurso destina-se a todos os interessados, a partir dos 18 anos, que trabalhem ou estudem em ciência e tecnologia. O concurso não se destina a profissionais da comunicação ou das artes.
Os interessados devem submeter um registo em vídeo da sua comunicação, que não deverá ultrapassar 3 minutos, e a qualidade do vídeo não é relevante. O que importa é a forma como a comunicação é feita.
As melhores comunicações serão escolhidas para a fase de selecção presencial. Os concorrentes têm 3 minutos para apresentar um tema científico para um público não especializado. Importa que as comunicações sejam claras e cientificamente corretas, mas também cativantes.
Participa.
© 2012 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva
António Piedade
António Piedade é Bioquímico e Comunicador de Ciência. Publicou mais 700 artigos e crónicas de divulgação científica na imprensa portuguesa e 20 artigos em revistas científicas internacionais. É autor de nove livros de divulgação de ciência: "Íris Científica" (Mar da Palavra, 2005 - Plano Nacional de Leitura),"Caminhos de Ciência" com prefácio de Carlos Fiolhais (Imprensa Universidade de Coimbra, 2011), "Silêncio Prodigioso" (Ed. autor, 2012), "Íris Científica 2" (Ed. autor, 2014), "Diálogos com Ciência" (Ed. autor, 2015) prefaciado por Carlos Fiolhais, "Íris Científica 3" (Ed. autor, 2016), "Íris Científica 4" (Ed. autor, 2017), "Íris Científica 5" (Ed. autor) prefaciado por Carlos Fiolhais, "Diálogos com Ciência" (Ed. Trinta por um Linha, 2019 - Plano Nacional de Leitura) prefaciado por Carlos Fiolhais. Organiza regularmente ciclos de palestras de divulgação científica, entre os quais, o já muito popular "Ciência às Seis". Profere regularmente palestras de divulgação científica em escolas e outras instituições.
Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto