Registo | Contactos

Livro de Nuno Crato em destaque na revista “The Mathematical Intelligencer”

09 Jun 2012 - 23h23 - 2.703 caracteres

A edição inglesa do livro “A Matemática das Coisas – Do Papel A4 aos Atacadores de Sapatos, do GPS às Rodas Dentadas”, de Nuno Crato, acaba de receber a atenção de uma excelente recensão crítica na revista “The Mathematical Intelligencer”(http://www.springerlink.com/content/f180277876172532/).

Refira-se que o livro “A Matemática das Coisas” foi primeiramente editado pela Gradiva, na sua colecção Temas de Matemática, nº 6, em 2008. Os direitos desta obra para a língua inglesa foram adquiridos pela prestigiada editora de ciência Springer Verlag que vem a publicar o livro em 2010 com o título “Figuring It Out: Entertaining Encounters with Everyday Math” (http://www.springer.com/mathematics/book/978-3-642-04832-6). É uma edição de 227 páginas, incluindo as 36 ilustrações da edição portuguesa.

Pamela Gorkin, autora da recensão agora publicada na 1ª edição de Março de “The Mathematical Intelligencer”, tece as melhores considerações à obra de divulgação de matemática do actual Ministro da Educação e da Ciência, dando realce não só a algumas das cerca de cinquenta histórias fascinantes de e sobre matemática que se encontram reunidas no livro, mas também sobre o modo cativante com que Nuno Crato prende a atenção do leitor e o envolve na narrativa com o magnetismo dos grandes contadores de histórias.

A autora do artigo, professora de matemática na Universidade de Bucknell, em Lewisburg nos Estados Unidos da América, faz uma apresentação dos cinco capítulos que agrupam as 50 histórias do livro e sublinha que muitas delas têm o “condão” de atraírem pessoas para a beleza da matemática, a utilidade de mostrar que o nosso dia-a-dia está repleto de “coisas” com muita matemática, mesmo as secretas, as de ordem planetária, as que são tecidas com arte e geometria. Depreende-se da leitura da recensão que a autora ficou fascinada e muitas vezes presa ao fio narrativo que Nuno Crato imprime à forma como escreve. Sem muito esforço, o leitor experiencia viagens debruadas com o mistério e fascínio de como a matemática ajudou a resolver problemas concretos e situações de pessoas simples e reais, é uma das sensações agradáveis que acompanham a leitura do livro.

Segundo Gorkin, “as histórias que compõem o livro são inteligentes e divertidas, a escrita é clara e interessante e o autor (Nuno Crato) é singularmente criativo. São histórias como estas as que levam as pessoas a interessar-se pela matemática e ajudam aqueles que não são especialistas em matemática a antever o mistério, poder e beleza da matemática”.

Esta não só é uma boa notícia para a divulgação de ciência feita em Portugal, em particular da divulgação da matemática, assim como um convite à (re)leitura da edição portuguesa.

 

António Piedade

Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

 

 

Notas:

 

Referência do artigo de recensão:

Pamela Gorkin, Figuring It Out: Entertaining Encounters with EverydayMath by Nuno Crato. The Mathematical Intelligencer, Volume 34, Number 1 (2012), 72-73. DOI: 10.1007/s00283-011-9264-x

 

 

http://www.springerlink.com/content/f180277876172532/

 

 

Referência à edição da Springer Verlag

http://www.springer.com/mathematics/book/978-3-642-04832-6

 


© 2012 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva


António Piedade

António Piedade é Bioquímico e Comunicador de Ciência. Publicou mais 500 artigos e crónicas de divulgação científica na imprensa portuguesa e 20 artigos em revistas científicas internacionais. É autor de sete livros de divulgação de ciência: "Íris Científica" (Mar da Palavra, 2005 - Plano Nacional de Leitura),"Caminhos de Ciência" com prefácio de Carlos Fiolhais (Imprensa Universidade de Coimbra, 2011), "Silêncio Prodigioso" (Ed. autor, 2012), "Íris Científica 2" (Ed. autor, 2014), "Diálogos com Ciência" (Ed. autor, 2015) prefaciado por Carlos Fiolhais, "Íris Científica 3" (Ed. autor, 2016), "Íris Científica 4" (Ed. autor, 2017).


Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto

Ficheiros para download Jornais que já efectuaram download deste artigo