Registo | Contactos

À conquista do ouro na Matemática

09 Jul 2012 - 16h27 - 1.201 caracteres

Liderada por Joana Teles, Professora do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, já se encontra na Argentina a equipa de jovens portugueses que nos representa nas 53ª Olimpíadas Internacionais de Matemática (OIM).

A equipa de matemáticos lusos é a mais jovem representação portuguesa de sempre neste evento (a decorrer entre 8 e 15 do corrente mês), com uma média de 16,33 anos de idade.

Composta por 6 elementos, inclui Miguel Martins dos Santos (Escola Secundária de Alcanena) e Luís Pedro Lopes Duarte (Escola Secundária com 3.º Ciclo do Ensino Básico de Alcains), do 11º ano de escolaridade e que na edição do ano passado das OIM foram galardoados com uma medalha de ouro e uma menção honrosa, respectivamente.

Os restantes participantes são: Francisco Tuna de Andrade (9º ano - Escola Secundária do Padrão da Légua, Matosinhos), João Nuno Pereira Lourenço (12º ano - Escola Secundária Filipa de Vilhena, Porto), Miguel Moreira (10º ano - Grande Colégio Universal, Porto) e Nuno Miguel Arala Santos (9º ano - Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Porto). A equipa lusa é ainda composta por Filipe Valeriano, também da Universidade de Coimbra.

 

António Piedade

Ciência na Imprensa Regional


© 2012 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva


António Piedade

António Piedade é Bioquímico e Comunicador de Ciência. Publicou mais 500 artigos e crónicas de divulgação científica na imprensa portuguesa e 20 artigos em revistas científicas internacionais. É autor de sete livros de divulgação de ciência: "Íris Científica" (Mar da Palavra, 2005 - Plano Nacional de Leitura),"Caminhos de Ciência" com prefácio de Carlos Fiolhais (Imprensa Universidade de Coimbra, 2011), "Silêncio Prodigioso" (Ed. autor, 2012), "Íris Científica 2" (Ed. autor, 2014), "Diálogos com Ciência" (Ed. autor, 2015) prefaciado por Carlos Fiolhais, "Íris Científica 3" (Ed. autor, 2016), "Íris Científica 4" (Ed. autor, 2017).


Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto

Ficheiros para download Jornais que já efectuaram download deste artigo