“Quando os macacos se apaixonam”

10 Jul 2012 - 19h01 - 2.014 caracteres

Aqueles que se importam com os sentimentos dos outros gostarão de ler o livro “Quando os macacos se apaixonam – a vida afectiva do animais, das pequenas formigas aos gigantes elefantes”, de George Stilwell, professor universitário e médico veterinário português, obra editada pela A Esfera Dos Livros, em Janeiro de 2012.

O livro, com 203 páginas, está estruturado em 8 capítulos, a saber: I – A eterna e renovada odisseia de escolher um parceiro; II – À espera do grande dia; III – Mudar as Fraldas; IV – Da primária a universidade; V – Laçarotes de amizade; VI – Amizades improváveis; VII – E quando não há amigos. O livro acaba com uma bibliografia, para saber mais.

A leitura agradável é compaginada por excelentes ilustrações de Maria Boavida, que permitem visualizar melhor os exemplos que o autor descreve.

George Stilwell apresenta-nos, ao longo do livro e através de inúmeros exemplos do comportamento de diversas espécies animais que nos permitem, por um lado, compreender melhor a existência de determinadas características associadas e comuns à vida neste planeta. Por outro lado, verificar que a vida evoluiu e adquiriu comportamentos de acasalamento, de maternidade e paternidade, de relações de familiaridade, de sentido de grupo, comportamentos que lembram os de altruísmo, abnegação, egoísmo, paixão, amor, amizade, entre outros, que julgamos exclusivamente humanos. Os exemplos concretos levam-nos a ver a extensão da nossa miopia, muito devida ao um antropocentrismo primário. Assim, este livro permite-nos aumentar o nosso conhecimento e logo respeito pelas outras espécies animais que connosco coabitam este planeta.

Através de uma escrita com um humor cativante, recheado de muitas curiosidades, há todo um mundo de afectos e comportamentos que muitas vezes insistimos, teimosamente, em serem exclusivos da espécie humana. Não o são e quanto mais se observam e estudam os comportamentos dos seres que connosco vivem neste planeta, mais maravilhados ficamos: a vida está cheia de sentimentos!

Ciência na Imprensa Regional