Registo | Contactos

Ouro e prata nas Olimpíadas de Matemática da CPLP

28 Jul 2012 - 13h10 - 1.670 caracteres

Os alunos portugueses conseguiram superar a primeira participação nas 2º Olimpíadas de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OM CPLP) e trazem para Portugal uma medalha de ouro e três de prata. David Martins (10º ano - Escola Secundária de Mirandela) conquistou a medalha de ouro. Diana Macedo (12º ano - Escola Secundária Diogo de Gouveia, Beja), Miguel Costa (11º ano - Grande Colégio Universal, Porto) e João Rocha (10º ano - Colégio Paulo VI, Valongo), trouxeram de “terras de Vera Cruz” medalhas de prata.

 

À semelhança da edição anterior das OM CPLP todos os países em competição, e que marcaram presença nesta segunda edição das OM CPLP, foram medalhados. Esta competição (anteriormente designada Olimpíadas de Matemática da Lusofonia) já tem a sua próxima e terceira edição agendada no próximo ano para Maputo, em Moçambique.

 

A equipa portuguesa regressa este fim-de-semana da cidade brasileira de São Salvador, na Bahia, onde decorreu a competição, e chegará ao Aeroporto da Portela, em Lisboa, na madrugada de domingo, dia 29 de julho.

 

A estreia das Olimpíadas da CPLP realizou-se no ano passado em Coimbra e reuniu estudantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e Timor-Leste. Em 2011, todos os países participantes conquistaram medalhas, prova do esforço e da dedicação que estes estudantes demonstraram ao longo da competição. Portugal arrecadou então uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze.

 

A participação nas Olimpíadas da CPLP é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática, e a seleção e preparação dos alunos está a cargo do Projecto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.

 

Comunicado da Sociedade Portuguesa de Matemática - 

http://www.spm.pt/files/outros/cplp_resultados_2012.pdf

 

Ciência na Imprensa Regional


© 2012 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva


António Piedade

António Piedade é Bioquímico e Comunicador de Ciência. Publicou mais 500 artigos e crónicas de divulgação científica na imprensa portuguesa e 20 artigos em revistas científicas internacionais. É autor de sete livros de divulgação de ciência: "Íris Científica" (Mar da Palavra, 2005 - Plano Nacional de Leitura),"Caminhos de Ciência" com prefácio de Carlos Fiolhais (Imprensa Universidade de Coimbra, 2011), "Silêncio Prodigioso" (Ed. autor, 2012), "Íris Científica 2" (Ed. autor, 2014), "Diálogos com Ciência" (Ed. autor, 2015) prefaciado por Carlos Fiolhais, "Íris Científica 3" (Ed. autor, 2016), "Íris Científica 4" (Ed. autor, 2017).


Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto

Ficheiros para download Jornais que já efectuaram download deste artigo