Identificada molécula importante para sucesso de transplantes de pele
Por: Ana Godinho
Foi identificada uma molécula que pode contribuir para novas estratégias terapêuticas para reduzir a rejeição em transplantes de pele. O estudo foi liderado por Luciana Moraes do Instituto Gulbenkian de Ciência.
O trabalho publicado na edição de Agosto do Journal of Leukocyte Biology (http://www.jleukbio.org/content/92/2/259.abstract) identifica um possível alvo terapêutico em casos de transplantes de pele entre diferentes partes do corpo, como aqueles realizados em situações de lesões por queimaduras. O alvo é a interleucina-10 (IL-10), uma molécula anti-inflamatória do sistema imunitário.
Recorrendo a ratinhos geneticamente idênticos, como modelo de estudo, Luciana Moraes, do Instituto Gulbenkian de Ciência, e colegas no Brasil, mostraram que a IL-10 produzida por células da pele (chamados queratinócitos) do ratinho doador é necessária para que a pele transplantada seja aceite pelo organismo do ratinho receptor. O tecido transplantado desempenha, desta forma, um papel activo na determinação do sucesso do transplante nestas condições.
Luciana Moraes diz, "Ainda há um longo caminho a percorrer até se confirmar os nossos resultados em humanos. No entanto, o que descobrimos agora sugere que monitorizar níveis de IL-10 no tecido transplantado poderá aumentar a probabilidade de sucesso do transplante".
Ana Godinho (IGC)
Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva
Referência do artigo
Tatiana Takiishi, Carlos Eduardo Tadokoro, Luiz Vicente Rizzo, and Luciana Vieira de Moraes. Early IL-10 production is essential for syngeneic graft acceptance. J. Leukoc. Biol., August 2012 92:259-264; doi:10.1189/jlb.1111569
© 2012 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva
Ana Godinho
Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto
Ficheiros para download