Registo | Contactos

Camada de ozono

10 Set 2012 - 12h06 - 1.400 caracteres

O Dia Mundial para a Preservação da Camada de Ozono comemora-se no próximo dia 16 de Setembro. Este dia foi estabelecido em 1987, pela Organização das Nações Unidas (ONU), dia em que 46 países assinaram um documento que ficou conhecido por "Protocolo de Montreal". Comprometeram-se a parar de fabricar o gás Clorofluorcarbono (CFC), apontado pela comunidade científica como o maior responsável pela destruição da camada de ozono na estratosfera. O protocolo que proibiu a nível mundial os CFC, é uma das mais bem sucedidas acções políticas globais. 

O ozono (O3) é uma substância elementar que, na estratosfera, age como protector da superfície terrestre em relação a uma parte das radiações ultravioleta (UV) provenientes do Sol, pelo que é fundamental para a manutenção da vida e da nossa saúde. Contrariamente junto à superfície, na troposfera, é considerado um poluente e um agente causador de dificuldades respiratórias, entre outras doenças.

O grupo de investigação do Professor António Varandas (Departamento de Química da UC) há largos anos que realiza estudos teóricos de reacções químicas atmosféricas, em especial as que envolvem o ozono, com significativo impacto internacional e que muito tem contribuído para uma melhor compreensão do ciclo natural do ozono e da acção de diversos agentes sobre ele.

 

António Piedade

Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

 

http://ozonewatch.gsfc.nasa.gov/monthly/SH.html


© 2012 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva


António Piedade

António Piedade é Bioquímico e Comunicador de Ciência. Publicou mais 500 artigos e crónicas de divulgação científica na imprensa portuguesa e 20 artigos em revistas científicas internacionais. É autor de sete livros de divulgação de ciência: "Íris Científica" (Mar da Palavra, 2005 - Plano Nacional de Leitura),"Caminhos de Ciência" com prefácio de Carlos Fiolhais (Imprensa Universidade de Coimbra, 2011), "Silêncio Prodigioso" (Ed. autor, 2012), "Íris Científica 2" (Ed. autor, 2014), "Diálogos com Ciência" (Ed. autor, 2015) prefaciado por Carlos Fiolhais, "Íris Científica 3" (Ed. autor, 2016), "Íris Científica 4" (Ed. autor, 2017).


Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto

Ficheiros para download Jornais que já efectuaram download deste artigo