Carl Sagan foi um cientista incontornável na exploração espacial interplanetária. Também foi dos principais responsáveis pelo emancipação da divulgação da cultura científica e tecnológica a todos os seres humanos, como condição para uma melhor cidadania. Conseguiu, como poucos antes dele, tornar a ciência de novo apelativa e colocar a grandeza da humanidade na singularidade de um planeta que não é mais do que um grão de areia na imensidão inimaginável do Cosmos.

Para melhor conhecermos o homem Carl Sagan, sugere-se a leitura da biografia “Carl Sagan – Vida e Obra”, escrita pelo jornalista de ciência Keay Davidson, e que a editora Bizâncio reeditou este ano. A tradução é de Maria Alice Costa e Ana de Fátima Fernandes.

Ao longo de 18 capítulos, Davidson relata-nos a multifacetada vida de Carl Sagan, desde a sua infância em Brooklyn, até à sua última estação de luta contra a doença que o derrotou. Arthur C. Clarke (“pai” do satélite de comunicações) disse o seguinte sobre esta biografia: “Davidson fez um trabalho notável… provando que, para o melhor e para o pior, os grandes cientistas podem ser mais humanos do que a maior parte dos seres humanos.”