Registo | Contactos

Carl Sagan foi um cientista incontornável na exploração espacial interplanetária. Também foi dos principais responsáveis pelo emancipação da divulgação da cultura científica e tecnológica a todos os seres humanos, como condição para uma melhor cidadania. Conseguiu, como poucos antes dele, tornar a ciência de novo apelativa e colocar a grandeza da humanidade na singularidade de um planeta que não é mais do que um grão de areia na imensidão inimaginável do Cosmos.

Para melhor conhecermos o homem Carl Sagan, sugere-se a leitura da biografia “Carl Sagan – Vida e Obra”, escrita pelo jornalista de ciência Keay Davidson, e que a editora Bizâncio reeditou este ano. A tradução é de Maria Alice Costa e Ana de Fátima Fernandes.

Ao longo de 18 capítulos, Davidson relata-nos a multifacetada vida de Carl Sagan, desde a sua infância em Brooklyn, até à sua última estação de luta contra a doença que o derrotou. Arthur C. Clarke (“pai” do satélite de comunicações) disse o seguinte sobre esta biografia: “Davidson fez um trabalho notável… provando que, para o melhor e para o pior, os grandes cientistas podem ser mais humanos do que a maior parte dos seres humanos.”

 

António Piedade

Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

 


© 2012 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva


António Piedade

António Piedade é Bioquímico e Comunicador de Ciência. Publicou mais 500 artigos e crónicas de divulgação científica na imprensa portuguesa e 20 artigos em revistas científicas internacionais. É autor de sete livros de divulgação de ciência: "Íris Científica" (Mar da Palavra, 2005 - Plano Nacional de Leitura),"Caminhos de Ciência" com prefácio de Carlos Fiolhais (Imprensa Universidade de Coimbra, 2011), "Silêncio Prodigioso" (Ed. autor, 2012), "Íris Científica 2" (Ed. autor, 2014), "Diálogos com Ciência" (Ed. autor, 2015) prefaciado por Carlos Fiolhais, "Íris Científica 3" (Ed. autor, 2016), "Íris Científica 4" (Ed. autor, 2017).


Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto

Ficheiros para download Jornais que já efectuaram download deste artigo