Registo | Contactos

Portugal nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Biologia

21 Set 2012 - 21h09 - 3.453 caracteres

As Olimpíadas Nacionais de Biologia (ONB) são um concurso de ciência destinado a alunos entre o 9º ano e o 12º. Tendo sido iniciadas em 2011 com 4000 alunos, contaram em 2012 com a impressionante participação de 15 000 alunos oriundos de mais de 250 escolas de todo o país. Os principais objectivos deste concurso são estimular o interesse dos estudantes pela disciplina de Biologia, em particular fomentando o interesse pelo ensino prático, laboratorial, desta disciplina; aproximar a universidade do ensino secundário, introduzindo conceitos e práticas que introduzam o estudante à realidade universitária; relacionar a Biologia com a realidade económica e social (ecologia, biotecnologia, conservação, etc.) promovendo uma melhor cidadania; promover intercâmbio de ideias e de experiências entre os estudantes, a nível nacional e internacional; estabelecer relações de amizade entre os jovens de diferentes países, fomentando a cooperação entre os povos e estimular o gosto e o prazer pelo Ensino e pela Aprendizagem da Biologia a nível do ensino secundário.

Estes objectivos são alcançados através da extraordinária colaboração dos professores de Biologia que voluntariamente trabalham para o êxito desta competição e também através da selecção dos 4 melhores alunos nas ONB que vão posteriormente representar Portugal nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Biologia (OIAB) que se realizam anualmente num país Ibero-americano colocando numa competição saudável os vencedores das Olimpíadas nacionais de Biologia nesses países.

Com enorme orgulho e sentido de responsabilidade, Portugal foi o país escolhido para receber as VI OIAB em 2012, que se realizaram entre 3 e 7 de Setembro, em Cascais, Município que apoiou este evento para enorme agrado dos participantes. Argentina, Bolívia, Brasil, Costa Rica, El Salvador, Espanha, México, Peru e Portugal, num total de 31 alunos, disputaram difíceis provas teóricas (4 horas de exames teóricos realizados na Sala das Naus do Palácio Valença, em Sintra) e práticas (3 exames em Laboratório realizados na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e preparados por professores e investigadores do CBA-Centro de Biologia Ambiental). Sob o tema dos Oceanos, os participantes tiveram ainda a oportunidade de visitar o Oceanário de Lisboa, o Museu do Mar Rei D. Carlos, ver golfinhos na baía de Setúbal (que pertence ao clube exclusivo das mais belas baías do Mundo) e tomar contacto com vários aspectos da cultura portuguesa (como o fado e a gastronomia nacional).

Portugal conquistou este ano uma medalha de prata (João Janela), duas medalhas de bronze (Rita Prata e Tiago Branco) e um Diploma de Mérito (João Rocha), naquela que foi a melhor participação portuguesa neste evento, fruto de um enorme talento, esforço e dedicação dos nossos jovens estudantes que, acima de tudo, foram excelentes embaixadores do nosso país através do seu entusiasmo, companheirismo e verdadeiro espírito Olímpico.

Estão neste momento a ser preparadas as Olimpíadas Nacionais de Biologia 2013 com a habitual organização da Ordem dos Biólogos e da Agência Ciência Viva, com a parceria e apoio do Ministério da Educação e Ciência, da Fundação EDP e de muitas organizações e empresas que têm contribuído para o êxito deste concurso. Esperamos aumentar a participação para estas ONB2013 através das quais serão seleccionados os 4 vencedores que representarão Portugal nas VII OIAB que se realizarão em Setembro de 2013 na Argentina.

 

José Matos

(Vice-Presidente da Ordem dos Biólogos, Coordenador das Olimpíadas Nacionais de Biologia, em Portugal e Presidente das Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia).

 

Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva


© 2012 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva


José Matos

Vice-Presidente da Ordem dos Biólogos, Coordenador das Olimpíadas Nacionais de Biologia, em Portugal e Presidente das Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia


Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto

Ficheiros para download Jornais que já efectuaram download deste artigo