Registo | Contactos

Uma medalha de cada cor nas XVII Olimpíadas Ibero-americanas de Física

23 Set 2012 - 20h49 - 2.047 caracteres

A equipa portuguesa que se apresentou em Granada, Espanha, para competir nas XVII Olimpíadas Ibero-americanas de Física obteve uma medalha de ouro, uma medalha de prata e uma medalha de bronze.

As XVII Olimpíadas Ibero-americanas de Física decorreram de 16 a 23 de Setembro, colocando em competição 63 estudantes finalistas do ensino secundário de 18 países. No final de duas longas e difíceis provas de Física (uma prova teórica e uma prova experimental) o vencedor foi um estudante de Espanha.

Os team-leaders que acompanharam a delegação a Espanha, Fernando Nogueira e Orlando Oliveira, fazem um balanço extremamente positivo da prestação portuguesa: “É um óptimo resultado, ficámos separados da segunda medalha de ouro por algumas décimas, o que seria um resultado histórico. Portugal obteve o 2º e 7º lugares da classificação geral, o que é excelente.

Os docentes da FCTUC destacam “a prova teórica, que era muito longa e cobria variadíssimos tópicos de Física. Também se deve salientar o bom desempenho na prova experimental, que os próprios alunos atribuíram ao seu trabalho de preparação ao longo do ano, para além da escola. É preciso recordar que a componente experimental do ensino secundário português é praticamente inexistente, ao contrário do que se passa noutros países...”.

A lista dos estudantes portugueses é a seguinte:

João Ricardo Pais Correia (E.S. c/ 3º ciclo de Santa Maria da Feira) – medalha de ouro

Pedro Manuel Vianez (E.S. Eça de Queirós, Póvoa de Varzim) – medalha de prata

João Nuno Pereira Lourenço (E.S. Filipa de Vilhena, Porto) – medalha de bronze

Miguel Martins Duarte (E.S. Avelar Brotero, Coimbra)

As Olimpíadas de Física são uma actividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Física com o patrocínio do Ministério da Educação e Ciência e da Agência Ciência Viva. O treino da equipa decorreu no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, integrado nas actividades da escola Quark! de Física para jovens, com o apoio do programa operacional QREN-Mais Centro.

 

 

Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

 

 

Legenda da Imagem:

Equipa portuguesa na XVII Olimpíada Ibero-americana de Física - OIbF’2012, que decorreu em Granada, Espanha, de 16 a 23 de Setembro de 2012. Da esquerda para a direita: João Ricardo Pais Correia (E.S. c/ 3º ciclo de Santa Maria da Feira), Pedro Manuel Vianez (E.S. Eça de Queirós, Póvoa de Varzim), João Nuno Pereira Lourenço (E.S. Filipa de Vilhena, Porto) e Miguel Martins Duarte (E.S. Avelar Brotero, Coimbra). 


© 2012 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva


António Piedade

António Piedade é Bioquímico e Comunicador de Ciência. Publicou mais 500 artigos e crónicas de divulgação científica na imprensa portuguesa e 20 artigos em revistas científicas internacionais. É autor de sete livros de divulgação de ciência: "Íris Científica" (Mar da Palavra, 2005 - Plano Nacional de Leitura),"Caminhos de Ciência" com prefácio de Carlos Fiolhais (Imprensa Universidade de Coimbra, 2011), "Silêncio Prodigioso" (Ed. autor, 2012), "Íris Científica 2" (Ed. autor, 2014), "Diálogos com Ciência" (Ed. autor, 2015) prefaciado por Carlos Fiolhais, "Íris Científica 3" (Ed. autor, 2016), "Íris Científica 4" (Ed. autor, 2017).


Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto

Ficheiros para download