Registo | Contactos

Portugal reluziu a ouro e prata nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática

11 Out 2012 - 17h14 - 2.272 caracteres

Portugal conseguiu o melhor resultado de sempre nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática (OIAM) de 2012, que decorreram entre 29 de setembro e 6 de outubro em Cochabamba, na Bolívia.

Através de uma equipa composta na íntegra por alunos do Ensino Secundário, de Escolas Públicas de norte a sul do país, arrecadou uma medalha de ouro e três medalhas de prata. Temos aqui jovens com enorme potencial e futuro!

A equipa portuguesa ficou assim medalhada: medalha de ouro - David Martins (estudante do 11º ano, em Mirandela); medalhas de prata -Miguel Santos (estudante do 12º ano, em Alcanena), Miguel Moreira (estudante do 11º ano, em Lisboa)e Luís Duarte (estudante do 12º ano, em Alcains).

Na classificação por países (18 no total), Portugal conseguiu um extraordinário segundo lugar o que lhe garantiu a sua melhor pontuação de sempre, e lhe valeu a distinção com a Copa Puerto Rico, que é atribuída ao país com a melhor evolução na classificação nos últimos três anos.

Como curiosidade destaco que foi precisamente o aluno mais novo deste grupo, David Martins, o responsável por trazer para terras lusitanas uma medalha de ouro, um feito extraordinário tendo em conta que todos os participantes concorrem em pé de igualdade.

Esta foi a 27ª edição das OIAM, onde Portugal obteve 136 pontos tendo superado largamente o recorde nacional anterior, que era de 108 pontos. O nosso país participa desde 1990 neste evento, e as equipas nacionais já arrecadaram duas medalhas de ouro, em 2007 e 2012, 11 medalhas de prata, 30 de bronze e 10 menções honrosas.

De realçar que a participação da delegação portuguesa nas competições internacionais é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) e que a preparação e seleção dos alunos estão a cargo do Projecto Delfos da Universidade de Coimbra (http://www.mat.uc.pt/~delfos/delfos%20apresentacao.htm), liderado por liderado pela professora Joana Teles (http://www.spm.pt/joana_teles/), que tem efetuado um excelente e rigoroso trabalho.

O ano de 2012 continua a ser profícuo para os nossos jovens alunos matemáticos. Quem estiver interessado em saber mais detalhes pode ler aqui - http://spm.pt/files/outros/ibero-americanas-resultados_2012%20(2).pdf - o comunicado de imprensa da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM).

 

João Pedro Cesariny Calafate

(Professor do Ensino Básico de Matemática e Ciências da Natureza, criador, coordenador e editor do projeto de educação/divulgação de ciência e tecnologia - Ciência com Todos)

 

Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

 

 

Legenda da Imagem:

Da esquerda para a direita: Miguel Santos (estudante do 12º ano, em Alcanena), Miguel Moreira (estudante do 11º ano, em Lisboa), Luís Duarte (estudante do 12º ano, em Alcains), David Martins (estudante do 11º ano, em Mirandela) e Paulo Antunes (professor do Departamento de Matemática da FCT da U. de Coimbra).


© 2012 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva


Joao Pedro Calafate

João Pedro Cesariny Calafate é professor do Ensino Básico e criador do projeto Ciência com Todos (http://cienciapatodos.webnode.pt


Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto

Ficheiros para download Jornais que já efectuaram download deste artigo