Registo | Contactos

A ficção científica pode potenciar o ensino das Ciências

19 Out 2012 - 18h07 - 1.662 caracteres

A utilização de assuntos de ficção científica nas aulas de ciências potencia a aprendizagem e a motivação dos alunos, segundo um estudo em Educação das Ciências realizado na universidade de Valência. Este estudo revela também que os professores de ciências embora concordem e estejam recetivos a esta ideia, poucos são aqueles que utilizam esta mais-valia na promoção do ensino das ciências em contexto de sala de aula.

Este estudo, levado a cabo pelos investigadores Fanny Petit e Jordi Solbes, foi publicado na prestigiada revista espanhola de educação em ciências: “Enseñanza de las Ciencias”.

A preocupação de que cada vez menos alunos estarem a ingressar em cursos de ciência e de engenharia serviu de motivação à realização desta investigação.

Neste estudo foram analisados 31 manuais, sendo que apenas 9 fazem alguma referência à ficção científica como recurso educativo.

Os investigadores realizaram um questionário a 173 estudantes de 4 regiões diferentes, em escolas públicas tanto rurais como urbanas, com o intuito de perceberem os níveis de conhecimento destes em relação à ficção científica e sua aceitação nas escolas. Obtiveram um total de 578 referências específicas de ficção científica, sendo as mais importantes, tendo em conta o número de menções, “A Guerra das Estrelas” (90), “Matrix” (60), “X-Men” (41), “Eu, Robot” (36), “Homem Aranha” (32) e “O Dia Depois de Amanhã” (24).

Tendo em conta os resultados deste estudo, os investigadores propõem atividades de ensino/aprendizagem baseadas em filmes e séries de ficção científica como um meio de verificar se estas melhoram realmente a imagem que os estudantes têm da ciência e dos cientistas.

 

João Pedro Cesariny Calafate

(Professor do Ensino Básico de Matemática e Ciências da Natureza; criador, coordenador e editor do projeto de educação/divulgação de ciência e tecnologia - Ciência com Todos)

 

Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

 

 

Referências bibliográficas:

Mª Francisca Petit Pérez y Jordi Solbes Matarredona. "La ciencia ficción y la Enseñanza de las Ciencias", Enseñanza de las Ciencias, 30 (2): 69-86. (http://www.uv.es/jsolbes/documentos/EC%2012%20CF.pdf)

 


© 2012 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva


Joao Pedro Calafate

João Pedro Cesariny Calafate é professor do Ensino Básico e criador do projeto Ciência com Todos (http://cienciapatodos.webnode.pt


Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto

Ficheiros para download Jornais que já efectuaram download deste artigo