Chuva de estrelas das Leónidas

15 Nov 2012 - 16h10 - 864 caracteres

Na madrugada do próximo dia 17 a Terra atravessa o rasto espacial de uma das passagens pelo sistema solar do cometa Tempel-Tuttle, que tem um período orbital de 33 anos. Este cruzamento das órbitas celeste origina o que se designa por chuva de estrelas das Leónidas, pelo radiante se referenciar à constelação de Leão. O fenómeno deve-se à entrada na atmosfera terrestre de pequenos pedaços de rocha e gelo, resquícios da passagem do cometa referido, que se sublimam e incendeiam devido ao atrito com a atmosfera. O pico da chuva de meteoros das Leónidas este ano será menos espectacular do que em outros anos: aguardam-se, previsivelmente, uns 15 meteoros por hora vísiveis em locais com céu muito escuro, em contraste com outros anos como 2002 em que se observaram milhares de estrelas cadentes por hora!