A maior chuva de estrelas do ano
Na próxima noite de 13 para 14 de Dezembro, com a Lua em fase Nova e se o tempo o permitir, poderemos ver por volta das 23h30, o pico da chuva de estrelas das Geminíadas. Ativa entre 4 e 17 de Dezembro esta chuva, que tem um máximo previsto de 120 meteoros por hora (em céus escuros) para a noite indicada.
A chuva das Geminídeas deve o seu nome à constelação Gémeos, onde está situado o radiante (o ponto no céu de onde parecem vir os meteoros).
De todos os rastos de detritos que a Terra encontra durante a sua órbita ao redor do Sol, o trilho das “Geminídeas” é de longe o mais massiva devido à dimensão das “poeiras rochosas” que vão penetrar na atmosfera terrestre e provocar um antecipado e maravilhoso fogo de artifício atmosférico de final de ano.
Boas observações.
António Piedade
© 2012 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva
António Piedade
António Piedade é Bioquímico e Comunicador de Ciência. Publicou mais 700 artigos e crónicas de divulgação científica na imprensa portuguesa e 20 artigos em revistas científicas internacionais. É autor de nove livros de divulgação de ciência: "Íris Científica" (Mar da Palavra, 2005 - Plano Nacional de Leitura),"Caminhos de Ciência" com prefácio de Carlos Fiolhais (Imprensa Universidade de Coimbra, 2011), "Silêncio Prodigioso" (Ed. autor, 2012), "Íris Científica 2" (Ed. autor, 2014), "Diálogos com Ciência" (Ed. autor, 2015) prefaciado por Carlos Fiolhais, "Íris Científica 3" (Ed. autor, 2016), "Íris Científica 4" (Ed. autor, 2017), "Íris Científica 5" (Ed. autor) prefaciado por Carlos Fiolhais, "Diálogos com Ciência" (Ed. Trinta por um Linha, 2019 - Plano Nacional de Leitura) prefaciado por Carlos Fiolhais. Organiza regularmente ciclos de palestras de divulgação científica, entre os quais, o já muito popular "Ciência às Seis". Profere regularmente palestras de divulgação científica em escolas e outras instituições.
Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto
Ficheiros para download Jornais que já efectuaram download deste artigo