Descoberta de um planeta especial
Foi no passado dia 5 de dezembro de 2011 que a equipa da missão Kepler (telescópio espacial que procura exoplanetas, isto é, planetas extrassolares e que tem o nome de um astrónomo alemão conhecido pelas suas 3 leis da mecânica celeste) anunciou uma descoberta muito importante para a comunidade científica mundial.
A equipa anunciou a descoberta e confirmação de mais um planeta extra-solar, que designaram por Kepler-22b, e que é especial pois é a primeira Super-Terra a localizar-se dentro da zona habitável de uma estrela semelhante ao nosso Sol. Trata-se de um planeta com uma possível massa entre a da Terra e a dos gigantes gasosos.
Esta sonda espacial utiliza um método a que os cientistas chamam “método de trânsito” que consiste basicamente em medir e analisar a sombra que um planeta cria quando passa diante da sua estrela hospedeira.
Da análise dos dados dos “trânsitos” já é possível saber-se que este planeta se situa a 600 anos-luz da Terra, que tem uma órbita transacional de 289 dias terrestres e que tem um raio 2,4 vezes maior do que o da Terra, mas ainda não se sabe ao certo a sua composição.
© 2011 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva
Nuno Almeida
Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto
Ficheiros para download