Registo | Contactos

Divulgação de ciência em português – os livros de 2012

27 Dez 2012 - 13h33 - 3.000 caracteres

Neste final de 2012, é altura de fazer uma pequena nota sobre uma selecção, por definição sempre incompleta, subjectiva, dos livros de divulgação de ciência, originalmente escritos por autores portugueses e que foram publicados em 2012 em Portugal. Este ano não foi muito abonado em livros de autores portugueses dedicados à divulgação de ciência. Contudo, os que foram publicados são de qualidade e contribuem para uma melhor divulgação de ciência em língua portuguesa.

Assim, chamo a vossa atenção para os seguintes livros (por ordem alfabética do autor) que recenseio no panorama da literatura de divulgação de ciência em Portugal: “Isto não é (só) matemática”, autoria de Alexandre Aibéo, ilustração de Pedro Aibéo, editado pela QuidNovi; “A Nova Medicina”, do neurocirurgião João Lobo Antunes, nº 22 da colecção “ensaios” da Fundação Francisco Manuel dos Santos, coordenação editorial Relógio D’Água Editores; “Cetáceos de Portugal – Passado, Presente e Futuro”, vários autores, coordenação de Cristina Brito e Inês Carvalho, editado pela Escola de Mar na sua coleção “Paleta Natura”; “Uma nova História da Matemática em Portugal?” de Jorge Buescu, o nº 27 da colecção “ensaios” da Fundação Francisco Manuel dos Santos, com a coordenação editorial Relógio D’Água Editores; “Rómulo de Carvalho / António Gedeão - Príncipe Perfeito”, biografia escrita por Cristina Carvalho, filha do incontornável professor e poeta, publicada pela editora Estampa; “A Ação da Física na Nossa Vida”, de Maria Teresa Escoval, ilustrado por Sara Naves, publicado pela Editorial Presença; "AstroFotografia - Imagens à luz das estrelas", do excelente astrofotógrafo Miguel Claro, editado pela Centro Atlântico;  “Pipocas com telemóvel e outras histórias de falsa ciência”, de David Marçal e Carlos Fiolhais, publicado pela editora Gradiva, nº 196 da colecção “Ciência Aberta”; “Por que choramos quando cortamos uma cebola”, autoria das jornalistas de ciência Teresa Firmino e Filomena Naves, publicado pela Esfera dos Livros; “Histórias dos roazes do Sado” escrito por Raquel Gaspar e dedicado ao público infantil com ilustrações de Marcos Oliveira, numa edição da Tróia Natura SA, no âmbito do Plano de Acção para a Salvaguarda e Monitorização dos Roazes do Sado, resultado de um projeto da autora (Associação Viver a Ciência) e da Reserva Natural do Estuário do Sado (ICNF); “O Primeiro Alquimista – A Idade do Bronze em Portugal” de Sofia Martinez, editado pela A Esfera dos Livros; “Penas, o Investigador”, de Sofia Quaresma, com ilustrações de André Lopes, editado pela Escola de Mar, na sua colecção “Paleta Azul”; “Outras Terras no Universo. Uma história de descoberta de novos planetas”, de Nuno Santos, Luís Tirapicos e Nuno Crato, editado pela Gradiva, último título de 2012 da sua colecção “Ciência Aberta”, número 197; “Quando os macacos se apaixonam - a vida afectiva do animais, das pequenas formigas aos gigantes elefantes” do médico veterinário George Stilwell, editada pela A Esfera dos Livros.

Feita esta recensão de 2012, ficamos a aguardar o que o ano novo trará para expandir a literatura de divulgação científica de autoria portuguesa.

 

António Piedade

Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

 


© 2012 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva


António Piedade

António Piedade é Bioquímico e Comunicador de Ciência. Publicou mais 500 artigos e crónicas de divulgação científica na imprensa portuguesa e 20 artigos em revistas científicas internacionais. É autor de sete livros de divulgação de ciência: "Íris Científica" (Mar da Palavra, 2005 - Plano Nacional de Leitura),"Caminhos de Ciência" com prefácio de Carlos Fiolhais (Imprensa Universidade de Coimbra, 2011), "Silêncio Prodigioso" (Ed. autor, 2012), "Íris Científica 2" (Ed. autor, 2014), "Diálogos com Ciência" (Ed. autor, 2015) prefaciado por Carlos Fiolhais, "Íris Científica 3" (Ed. autor, 2016), "Íris Científica 4" (Ed. autor, 2017).


Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto

Ficheiros para download Jornais que já efectuaram download deste artigo