Palestra ciência e instrução no Algarve dos séculos XVIII e XIX
No próximo sábado dia 12 de Janeiro vai realizar-se no Centro Ciência Viva de Lagos a palestra sobre a Ciência e a Educação no Algarve dos séculos XVIII e XIX.
“O objectivo desta palestra”, segundo Patrícia de Jesus Palma, mestre em Estudos Portugueses e doutoranda no curso de Estudos Portugueses, da Universidade Nova de Lisboa, “é trazer à luz do dia os actores que no Algarve de finais de Setecentos e em Oitocentos desenvolveram denodada acção em prol da instrução e do progresso. Da Matemática à Agronomia, veremos como se criou a necessidade social da instrução popular e superior, dando a conhecer a acção de homens de ciências e de letras que por aqui viveram, tais como José de Sande Vasconcelos, D. Francisco Gomes do Avelar, António Maria Couceiro, Domingos Rodrigues Anes Baganha, ou Alexandre de Sousa Figueiredo.”
O projecto de doutoramento de Patrícia de Jesus Palma incide sobre a questão da formação da cultura letrada em espaço periférico no Portugal Contemporâneo (Algarve: 1820-1920). Sobre este tema tem realizado ou participado activamente em exposições, eventos científicos e colóquios e preparado estudos originais para publicação.
Esta palestra integra-se no espaço mensal Ciência À Conversa onde temas da Ciência e Tecnologia são apresentados ao grande público pelos investigadores.
Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva
Mais informações:
Centro Ciência Viva de Lagos | Rua Dr. Faria e Silva 34 | 8600-734 Lagos
+351 282 770 000 | +351 965 149 748 | info@lagos.cienciaviva.pt
lagos.cienciaviva.pt | GPS: 37.104054, -8.673368
© 2013 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva
Luís Azevedo Rodrigues
Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto
Ficheiros para download Jornais que já efectuaram download deste artigo