Registo | Contactos

Ouro e bronze português na 54ª edição das Olimpíadas Internacionais de Matemática

27 Jul 2013 - 17h55 - 1.629 caracteres

No que toca à matemática, Portugal tem, afinal, muitos motivos para festejar. A participação portuguesa na 54ª edição das Olimpíadas Internacionais de Matemática (OIM), que decorrem em Santa Marta, na Colômbia, foi marcada por uma prestação brilhante da equipa lusa. Miguel Moreira, aluno do 11º ano, na Escola Secundária Rainha D. Amélia, em Lisboa, conquistou uma medalha de ouro, contribuindo para a melhor pontuação de sempre de Portugal nesta competição - 111 pontos – e para o 36º lugar na classificação por países, num total de 97.

Mas as boas notícias não ficam por aqui: além do ouro de Miguel Moreira, quatro elementos da equipa (Miguel Santos, Francisco Andrade, Luís Duarte e David Martins) conquistaram medalhas de bronze e Nuno Santos, um dos mais jovens do grupo, foi distinguido com uma menção honrosa, na competição que envolveu 528 participantes

A participação nas OIM é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática, e a seleção e preparação dos alunos está a cargo do Projecto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. Portugal participou pela primeira vez nas OIM em 1989 e, desde então, já conquistou três medalhas de ouro, duas de prata, 20 de bronze e 21 menções honrosas.

No próximo mês de agosto, entre os dias 4 e 10, Moçambique será palco das terceiras Olimpíadas da CPLP (OCPLP) e, de 20 a 28 de setembro, outra grande competição internacional terá lugar, desta vez, no Panamá: as Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática (OIAM). Ainda em setembro abrirão as inscrições para a 32ª edição das Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM).

A delegação portuguesa chega segunda-feira, dia 29 de Julho, a Lisboa.


Sociedade Portuguesa de Matemática


© 2013 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva


António Piedade

António Piedade é Bioquímico e Comunicador de Ciência. Publicou mais 500 artigos e crónicas de divulgação científica na imprensa portuguesa e 20 artigos em revistas científicas internacionais. É autor de sete livros de divulgação de ciência: "Íris Científica" (Mar da Palavra, 2005 - Plano Nacional de Leitura),"Caminhos de Ciência" com prefácio de Carlos Fiolhais (Imprensa Universidade de Coimbra, 2011), "Silêncio Prodigioso" (Ed. autor, 2012), "Íris Científica 2" (Ed. autor, 2014), "Diálogos com Ciência" (Ed. autor, 2015) prefaciado por Carlos Fiolhais, "Íris Científica 3" (Ed. autor, 2016), "Íris Científica 4" (Ed. autor, 2017).


Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto

Ficheiros para download Jornais que já efectuaram download deste artigo