Portugueses conquistam ouro, prata e bronze em Moçambique
A 3ª edição das Olimpíadas de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OMCPLP), que decorreram em Maputo, entre 4 e 9 de agosto, valeu à equipa que representou Portugal na competição uma medalha de ouro, uma de prata e duas de bronze. Miguel Costa (12º ano, Porto) foi o responsável pelo ouro, depois de ter conquistado uma medalha de prata no Brasil na anterior edição das OMCPLP. João Rocha (11º ano, Valongo) arrecadou uma medalha de prata, à semelhança do ano passado, e David Andrade (9º ano, Albufeira) e Henrique Santos (10º ano, Coimbra), os mais novos do grupo e estreantes nesta competição, alcançaram o bronze.
São Tomé, Brasil e Moçambique foram os outros três países que participaram nesta 3ª Olimpíada de Matemática da CPLP. Segundo declarações efectuadas ao jornal Público pelo coordenador-geral das Olimpíadas, Luís Merca Fernandes, “os outros países da CPLP cancelaram a participação nestas Olimpíadas devido aos conflitos que tiveram lugar no país que sediou o evento”.
Recorde-se que a primeira edição da Olimpíada da CPLP teve lugar a Julho de 2011, em Portugal e a segunda no Brasil, em Julho de 2012.
A participação nas Olimpíadas de Matemática da CPLP é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática, e a selecção e preparação dos alunos está a cargo do Projecto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. Esta iniciativa conta com o apoio do Ministério da Educação e Ciência, da Ciência Viva, do Banco Espírito Santo, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Pathena.
António Piedade e Sociedade Portuguesa de Matemática
© 2013 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva
António Piedade
António Piedade é Bioquímico e Comunicador de Ciência. Publicou mais 700 artigos e crónicas de divulgação científica na imprensa portuguesa e 20 artigos em revistas científicas internacionais. É autor de nove livros de divulgação de ciência: "Íris Científica" (Mar da Palavra, 2005 - Plano Nacional de Leitura),"Caminhos de Ciência" com prefácio de Carlos Fiolhais (Imprensa Universidade de Coimbra, 2011), "Silêncio Prodigioso" (Ed. autor, 2012), "Íris Científica 2" (Ed. autor, 2014), "Diálogos com Ciência" (Ed. autor, 2015) prefaciado por Carlos Fiolhais, "Íris Científica 3" (Ed. autor, 2016), "Íris Científica 4" (Ed. autor, 2017), "Íris Científica 5" (Ed. autor) prefaciado por Carlos Fiolhais, "Diálogos com Ciência" (Ed. Trinta por um Linha, 2019 - Plano Nacional de Leitura) prefaciado por Carlos Fiolhais. Organiza regularmente ciclos de palestras de divulgação científica, entre os quais, o já muito popular "Ciência às Seis". Profere regularmente palestras de divulgação científica em escolas e outras instituições.
Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto
Ficheiros para download Jornais que já efectuaram download deste artigo