Registo | Contactos

Uma noite a olhar para futuro em 2020

22 Set 2013 - 12h14 - 3.669 caracteres

No próximo dia 27 de Setembro comemora-se a Noite Europeia dos Investigadores (NEI), uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia. Em Portugal estão previstas atividades em 27 localidades espalhadas por todo o país, incluindo as regiões autónomas. O tema escolhido para Portugal é o “Futuro 2020”, no sentido de antecipar a discussão sobre as novas diretrizes da União Europeia para a Investigação e Inovação – Horizonte 2020 –, que entrarão em vigor já em 2014. Com um programa muito diversificado, a NEI proporciona a oportunidade de contactar diretamente com cientistas através de actividades para todos os gostos, incluindo mãos-na-massa, passeios científicos, workshops, debates, exposições, cinema ao ar livre, entre muitas outras.

As temáticas variam, mas gravitam sempre em torno do tema principal: o Futuro em 2020. Alterações climáticas, alimentação, energias renováveis, arquitetura e urbanismo, e agricultura são alguns exemplos do que se poderá ver, ouvir e experimentar ao longo do dia 27 de Setembro. As atividades destinam-se a todos os tipos de público, ainda que algumas sejam dirigidas sobretudo ao público escolar, e têm entrada livre. No entanto, determinadas atividades são acessíveis apenas mediante inscrição prévia.

A parceria com a SIC notícias permitirá o acompanhamento de algumas das ações desenvolvidas, em particular as que terão lugar no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Para além de pretender estabelecer uma ponte entre os investigadores e o público geral, a NEI propõe-se ainda a servir de montra para a investigação científica levada a cabo nos vários institutos e universidades participantes, bem como a contribuir para a desdramatização da imagem dos cientis­tas junto do público.

Esta iniciativa é financiada pelo 7º Programa-Quadro de I&DT e pelas Ações Marie Curie, ambos promovidos pela Comissão Europeia, e acontece desde 2005 na última sexta-feira de Setembro em vários países da Europa em simultâneo.

 

 

Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

 

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES / NOTAS AO EDITOR

 

Consórcio organizador:

  1.  Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica;
  2.  Instituto de Biologia Molecular e Celular • Instituto de Engenharia Biomédica (IBMC•INEB);
  3.  Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB) / Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC);
  4.  Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP);
  5.  Museu da Ciência da Universidade de Coimbra;
  6.  Universidade de Lisboa;
  7.  Universidade de Évora;
  8.  Universidade do Algarve;
  9.  Universidade dos Açores;
  10.  Universidade da Madeira.

 

Locais: Alcanena, Almeida, Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Constância, Estremoz, Évora, Faro, Funchal, Grândola, Guarda, Ilha de S. Miguel, Ilha do Faial, Ilha Terceira, Lagos, Lisboa, Lousal, Olhão, Porto, Porto Moniz, Proença-a-Nova, Santa Maria da Feira, Sintra, Tavira, Vila do Conde.

Mais informações e programação completa em: www.nei2013.eu

 

 


© 2013 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva


Júlio Borlido Santos

Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto

Ficheiros para download Jornais que já efectuaram download deste artigo