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20-Cuidados para evitar o roubo de identidade

20 Out 2013 - 11h08 - 5.251 caracteres

Autor:  CERT.PT- Serviço de Resposta a Incidentes de Segurança Informática

O roubo de identidade pode servir diferentes fins ilícitos. Se um criminoso pretende cometer um crime, o mais certo é que irá tentar ocultar a sua verdadeira identidade. Melhor do que assumir uma identidade fictícia é assumir a identidade de alguém que existe de facto. A identidade roubada é neste caso usada como uma máscara pelo criminoso. O criminoso pode assim utilizar a identidade assumida para executar operações que não estaria, de outro modo, autorizado a fazer, como movimentos bancários na conta de uma outra vítima, por exemplo.

Os meios tecnológicos proporcionam novas formas de proceder ao roubo de identidade. No entanto, este é um crime que não apareceu apenas na era digital. Desde há muito tempo que pessoas mal intencionadas roubam documentos, vasculham o lixo alheio e procedem a uma panóplia de artifícios para obterem dados que identifiquem outras pessoas e lhes permitam fazerem-se passar por elas.

Seja no domínio informático ou noutros, as precauções a tomar têm sempre por objetivo evitar que a nossa informação pessoal caia em mãos alheias. Eis alguns dos cuidados a ter:

         - Proteja os seus documentos e controle o acesso aos mesmos. O ideal é que o material digital sensível seja mantido em forma cifrada e documentos físicos tenham a salvaguarda de, no mínimo, uma boa fechadura ou, preferencialmente, um bom cofre

         - Destrua qualquer tipo de documento de que já não necessite, seja digital ou em papel, que contenha identificação, dados bancários, morada, número de telefone, etc. Recibos de cartões de crédito ou multibanco são especialmente apetecíveis para os criminosos. Nunca deite estes papéis para o lixo

         - Não forneça dados pessoais por email ou telefone, principalmente sem a certeza absoluta de quem está do outro lado. Tenha especial cuidado com dados que revela em Redes Sociais e outros sites. É impossível prever quem poderá vir a aceder a essa informação, por muito inocente que lhe possa parecer. Por vezes, com base em poucos dados, é possível fazer extrapolações que conduzem a informação mais “interessante”.

Relativamente a contas bancárias, uma especial nota de atenção. Se suspeitar que foi vítima de roubo de identidade, não perca tempo e aja rapidamente. Verifique regularmente os extratos bancários. Comunique de imediato qualquer irregularidade ao seu banco e, em caso de confirmação de atividade indevida, faça uma queixa-crime junto do departamento competente da Polícia Judiciária. O mesmo se aplica a cartões de crédito e débito. Muitas entidades fornecedoras de serviços financeiros dispõem de linhas especiais de atendimento 24/7 para responder a emergências e podem proceder ao cancelamento imediato de um cartão a pedido do cliente. Esta é uma informação que deve ter sempre à mão, para qualquer eventualidade.

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Mês Europeu da Cibersegurança

Este artigo é da autoria de especialistas do CERT.PT- Serviço de Resposta a Incidentes de Segurança Informática (www.cert.pt) da FCCN-Fundação de Computação Científica Nacional (www.fccn.pt/pt) e insere-se na campanha "Uma dica por dia" integrada no Mês Europeu da Cibersegurança, que tem lugar em Outubro de 2013.

O Mês Europeu da Cibersegurança é uma iniciativa da ENISA - Agência Europeia para a Segurança das Redes e Informação (www.enisa.europa.eu) e o seu objectivo é informar os utilizadores sobre a importância da segurança da informação, bem como demonstrar algumas medidas simples para proteger os seus dados.

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Nota aos editores da Imprensa regional

Os artigos da autoria dos técnicos do CERT.PT incluídos no Mês Europeu da Cibersegurança, que tem lugar em Outubro de 2013, surgem no site da Ciência na Imprensa Regional numerados, de forma a permitir a sua mais fácil identificação. No entanto, eles são absolutamente independentes uns dos outros e podem ser publicados pelos órgãos de comunicação de forma avulsa.

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Foto de David Evison

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