Nova espécie de dinossauro do Jurássico português
Por: Museu da Lourinhã
Zby atlanticus é o nome da nova espécie de dinossauro herbívoro de pescoço longo descoberto na Lourinhã e que viveu no Jurássico Superior, há 150 milhões de anos. Assim se pode ler no artigo recentemente publicado na revista científica Journal of Vertebrate Paleontology por Octávio Mateus, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Museu da Lourinhã, com os paleontólogos ingleses Philip Mannion e Paul Upchurch, do Imperial College London e do University College London, respetivamente.
Remonta a 1996 o primeiro achado (osso da cauda), atribuído a Octávio Mateus, tendo o Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã (GEAL) organizado as escavações sucessivas que levaram a novas recolhas em 2000 (membro anterior e dente) e 2002 (ossos da mão) e à incorporação dos fósseis na exposição do Museu da Lourinhã. Na primeira identificação dos achados pensou-se que se tratava de um género existente em Teruel, Espanha, um Turiasaurus. Com base em diferenças anatómicas identificadas nos ossos do membro anterior, o referido artigo científico vem agora designar uma nova espécie e género, atribuindo, por isso, um novo nome.
Zby era um diminutivo do paleontólogo Georges Zbyszewski (1909 - 1999), autor da importante obra “Os Dinossauros de Portugal”, publicada em 1957, em conjunto com Albert de Lapparent. O nome de género homenageia assim aquele cientista, nascido na Rússia, naturalizado francês e que dedicou a sua carreira ao estudo da Geologia de Portugal. O epíteto específico, atlanticus, é devido à localização do achado, em Vale de Pombas, junto a Paimogo, cuja vista cénica sobre o Atlântico recorda a importância da formação deste oceano para a existência de tantos dinossauros em Portugal.
Museu da Lourinhã
Referência do artigo:
Zby atlanticus, a new turiasaurian sauropod (Dinosauria, Eusauropoda) from the Late Jurassic of Portugal. Octávio Mateus, Philip D. Mannion & Paul Upchurch (2014) Journal of Vertebrate Paleontology 34(3): 618-634 DOI:10.1080/02724634.2013.822875
http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02724634.2013.822875#.U2lVhPldXeI
LEGENDA DA FIGURA - Réplica do “braço”de Zby atlanticus que com os seus 4 metros marca a entrada do Museu da Lourinhã
© 2014 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva
Museu da Lourinhã
Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto
Ficheiros para download Jornais que já efectuaram download deste artigo