Duplo ouro e um bronze nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática
Mais uma vez, Portugal tem motivos para celebrar os resultados alcançados nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática (OIAM). A equipa lusa conquistou pela primeira vez duas medalhas de ouro nesta competição, cuja 29ª edição decorre até amanhã em San Pedro Sula, nas Honduras. Além dos ouros, os olímpicos da matemática obtiveram ainda uma medalha de bronze.
David Martins (Escola Secundária de Mirandela) foi um dos premiados com o ouro, repetindo o feito de 2012, quando obteve na Bolívia o mesmo resultado. A pontuação obtida por Francisco Andrade (Escola Secundária do Padrão da Légua, Matosinhos) valeu-lhe também uma medalha de ouro e a Henrique Aguiar (Escola Secundária José Estêvão, Aveiro), uma de bronze. Nesta competição participou ainda David Andrade (Escola Secundária de Albufeira), o mais novo do grupo e estreante nas OIAM.
A equipa será recebida este domingo, dia 28, pelas 16 horas, no Aeroporto da Portela, em Lisboa (voo IB3102).
A participação de Portugal nesta competição é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática, e a preparação dos alunos é assegurada pelo Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. As Olimpíadas 2013/2014 foram apoiadas peloMinistério da Educação e Ciência, pela Ciência Viva, pelo Banco Espírito Santo, pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Pathena.
Os alunos que queiram vir a conquistar um lugar nas equipas que representam Portugal nas competições internacionais deverão começar por participar nas XXXIII Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM). As inscrições estão abertas até 31 de outubro, em http://www.spm.pt/olimpiadas.
SPM
© 2014 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva
Sociedade Portuguesa de Matemática
Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto
Ficheiros para download Jornais que já efectuaram download deste artigo