O céu de junho de 2016
O mês de junho assinala a chegada do Verão, mas antes disso há muito para ver no céu noturno.
O dia 5 de junho é dia de Lua Nova, Lua que alcançará o planeta Júpiter no dia 11. Nesse dia, o nosso satélite natural estará a apenas dois graus da “super-estrela” que o maior planeta do Sistema Solar aparenta ser no nosso céu.
Júpiter está na constelação do Leão, que de acordo com a mitologia grega era o Leão da Nemeia, o maior leão do mundo. A lenda diz que este atacava e comia pessoas, com muitos a perderam a vida a tentar abatê-lo, porque a sua pele era quase impenetrável, só podendo ser furada pelas próprias garras do Leão.
Matar o Leão da Nemeia foi o primeiro dos doze trabalhos de Hércules, algo que o herói só conseguiu estrangulando o animal. Depois de o abater, Hércules usou as próprias garras do Leão para lhe tirar a pele, usando-a como proteção durante os restantes onze trabalhos.
Mas Júpiter tem concorrência como “super-estrela” no céu, já que Marte atingiu o ponto de maior aproximação à Terra, dos próximos 26 meses, no passado dia 30 de maio, tornando-o quase tão brilhante como Júpiter. Apesar de já se estar a afastar, será ainda bastante brilhante durante este mês.
Para distinguir entre os dois, basta ver qual das “super-estrelas” tem uma coloração alaranjada, cor devida à ferrugem que cobre quase completamente a superfície de Marte.
Dia 12 a Lua atingirá o quarto crescente. No dia 17, a Lua passará a sete graus de Marte e no dia 18, a apenas dois graus de Saturno.
E, finalmente, chegamos ao Verão! O hemisfério Norte entrará nesta estação às 23h34 (hora legal de Portugal Continental) do dia 20 de junho, hora a que ocorre o Solstício – o dia em que o Sol, no seu movimento aparente no céu, atinge o ponto mais a Norte do Equador Celeste, e ao meio-dia solar estará no ponto mais alto no céu de todo o ano. Este será o dia mais longo do ano, com 14h18m de luz do dia na Madeira, e chegando às 15h10m no Norte de Portugal Continental.
Quase a acabar o mês, no dia 27, a Lua chegará ao quarto minguante. Nesse dia, não tentem encontrar a Lua no início da noite, pois ela só nascerá por volta da uma da manhã. No entanto, se a procurarem ao amanhecer, ela ainda estará visível, passando a Sul às 7h30, e a Sudoeste por volta das 9h30.
Boas observações.
Ricardo Cardoso Reis (Planetário do Porto e IA)
Figura 1: Júpiter na constelação do Leão, a Oeste, por volta das 22h30. (Imagem: Ricardo Cardoso Reis/Stellarium)
Figura 2: O trio da Lua, Saturno e Marte, virados a Sul, por volta da meia-noite do dia 19 de junho. (Imagem: Ricardo Cardoso Reis/Stellarium)
© 2016 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva
Ricardo Cardoso Reis
Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto
Ficheiros para download Jornais que já efectuaram download deste artigo