Prata e bronze nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática
Por: Ciência na Imprensa Regional - Ciência Viva
A participação de Portugal nas 31as Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática (OIAM), que decorreram no Chile, saldou-se em duas medalhas de prata, conquistadas pelos jovens Alberto Pacheco (Colégio Paulo VI, Gondomar) e Matilde Silva (Colégio Rainha Santa Isabel, Coimbra), e em duas medalhas de bronze, alcançadas por Gonçalo Paredes (Escola Secundária de Avelar Brotero, Coimbra), e por Manuel Cabral (Colégio Valsassina, Lisboa). Alberto Pacheco já havia conquistado uma medalha de bronze nas OIAM em 2015, repetindo assim o feito de trazer uma medalha para casa, desta vez de prata.
Perto de uma centena de jovens de cerca de 20 países da América Latina e Península Ibérica participaram nesta competição, que decorreu na cidade chilena de Antofagasta.
A Professora Joana Teles, que acompanhou a equipa enquanto responsável da Direcção da Sociedade Portuguesa de Matemática pela participação nas Olimpíadas, destaca “o excelente trabalho de preparação que estes alunos fazem, no âmbito do projecto Delfos, existindo um grupo de alunos com alto nível de preparação em problemas olímpicos, a boa disposição que eles tiveram em toda a competição sendo um dos países mais animados e, por último, a medalha de prata da Matilde, a primeira para uma aluna portuguesa em competições internacionais e nesta competição a única menina a chegar à medalha de prata.”
Sublinhe-se que a participação portuguesa nas OIAM é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática, e a preparação dos alunos é assegurada pelo Projecto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. O Ministério da Educação, a Ciência Viva, o Novo Banco, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Pathena e a ASA apoiam a realização das Olimpíadas.
Portugal participou pela primeira vez nas OIAM em 1990 e, desde então, já conquistou seis medalhas de ouro, 16 medalhas de prata e 36 de bronze.
Os alunos que queiram vir a ocupar um lugar nas equipas que representam Portugal nas competições internacionais deverão começar por participar nas XXXIV Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM). As inscrições estão abertas até 31 de outubro, em http://www.olimpiadas.spm.pt.
Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva
© 2016 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva
Ciência na Imprensa Regional - Ciência Viva
Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto
Ficheiros para download Jornais que já efectuaram download deste artigo