Registo | Contactos

Rui Reis é novo membro da National Academy of Engineering

11 Out 2016 - 15h48 - 2.722 caracteres

Rui L. Reis, vice-reitor da Universidade do Minho, acaba de tomar posse como membro da National Academy of Engineering (NAE) dos Estados Unidos da América. Este é um dos maiores reconhecimentos que pode ser atribuído a um engenheiro a nível mundial. O cientista da UMinho é o primeiro engenheiro com formação académica e toda a carreira desenvolvida em Portugal a ser eleito membro da NAE. A cerimónia decorreu este domingo, dia 9, em Washington, nos EUA.

O diretor do Grupo 3B’s, do laboratório associado ICVS/3B’s e professor catedrático da Escola de Engenharia da UMinho “foi reconhecido pelas suas contribuições para os biomateriais e a engenharia de tecidos em medicina regenerativa”, lê-se no site oficial da NAE.

A nomeação - feita anualmente pelos membros da NAE - destaca o percurso de profissionais que contribuíram de forma exemplar para a prática, a investigação e a educação na área da Engenharia, incluindo as contribuições para a literatura da especialidade. Esta academia homenageia também os pioneiros em novos campos da tecnologia e os que desenvolveram ou implementaram abordagens inovadoras na área da Educação em Engenharia.

Rui L. Reis está entre os 22 membros estrangeiros e 80 dos EUA eleitos este ano. A NAE passa agora a contar com 2275 membros dos EUA e apenas 232 elementos estrangeiros. O cientista da UMinho obteve todos os seus graus em universidades portuguesas e nunca estudou ou trabalhou em qualquer instituição americana, embora mantenha inúmeras colaborações com universidades dos EUA e uma intensa atividade em congressos e sociedades científicas desse país.

Os restantes membros estrangeiros eleitos este ano são provenientes do Canadá, Reino Unido, Alemanha, China, Suíça, India, Japão, Suécia e EUA. Embora a idade média dos membros da NAE ronde os 70 anos, o engenheiro português tem apenas 48. Existem, no entanto, exceções como Larry Page, fundador da Google, que entrou aos 31 anos.

Esta nomeação surge na sequência de muitos outros prémios e distinções internacionais que têm sido atribuídas a Rui L. Reis, que é o atual presidente da Sociedade Internacional de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa, constituída por membros de 90 países.

 

Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem - Universidade do Minho


© 2016 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva


Universidade do Minho - Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto

Ficheiros para download Jornais que já efectuaram download deste artigo