Registo | Contactos

Cientistas explicam o seu doutoramento no bar

23 Nov 2016 - 15h26 - 2.681 caracteres

Cada cientista tem dez minutos para “trocar por miúdos” a sua tese de doutoramento, só com a voz e um quadro branco, seguindo-se 20 minutos de perguntas do público do bar. É este o tom informal do ciclo "PubhD UMinho", que realiza a 10ª sessão esta quinta-feira, às 21h00, no bar Sé la Vie, em Braga. O palco é desta vez de Bárbara Mendes e de Diana Fernandes, que vão falar de órgãos à la carte e de pragas na cidade Invicta, respetivamente. A entrada é livre.

“Prova-se que as coisas complexas podem ser ditas de forma descontraída e acessível a qualquer leigo. As apresentações aborrecidas ficam à porta e todos são convidados a aprender ciência”, refere Daniel Ribeiro, da rede STOL (Science Through Our Lives) da Universidade do Minho, que promove este “PubhD”. O conceito, que liga “pub” e “PhD” (sigla de doutoramento), nasceu em 2014 no Reino Unido e, em Portugal, está presente em Lisboa, Minho e Évora, devendo arrancar em janeiro no Porto, organizado por uma das oradoras do “PubhD UMinho”.

O “PubhD UMinho” está prestes a fazer um ano e junta, em média, 60 pessoas por sessão em espaços de Guimarães e Braga. O público já foi várias vezes desafiado a avaliar as intervenções com feijões brancos e vermelhos, indicando a sua temática favorita daquela noite. Concluiu-se também que todos os inquiridos aprenderam algo novo, 83% acharam a iniciativa "excelente na sociedade" e 58% superaram as expectativas iniciais. Foi ainda elogiada a facilidade em captar a atenção e a interação nas questões. Biologia, robótica, neurociências e psicologia são os temas preferidos. A mascote da iniciativa é o “GeniUM”, um cientista de jeans, ténis e tubo de ensaio na mão.

No projeto já colaboraram 25 cientistas, levando várias unidades de investigação da UMinho ao cidadão comum. O “PubhD UMinho” foi abordado em mais de 50 meios de comunicação nacionais e regionais e ainda apresentado em congressos de cultura, educação e comunicação de ciência. O STOL aceita alunos de mestrado e doutoramento de qualquer área e instituição superior que queiram revelar a sua tese. As inscrições podem ser feitas em stolscience.com/pubhd.


© 2016 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva


Universidade do Minho - Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem

Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto

Ficheiros para download Jornais que já efectuaram download deste artigo