Português Nuno Maulide eleito
A distinção "Cientista do Ano" ao químico orgânico português Nuno Maulide foi hoje anunciada em Viena pelo Clube de Jornalistas de Ciência e Educação austríaco. Este prémio é atribuído anualmente desde 1994 aos investigadores que têm dado contributos notáveis para a ciência e para a sua divulgação junto do grande público, contribuindo para o aumento da cultura científica dos cidadãos. O "cientista do ano" é eleito pelos cerca de 150 membros da associação, que incluem os principais meios de comunicação social austríacos. É a primeira vez que um português (e um químico) recebe esta distinção.
"Foi uma surpresa e uma honra receber esta distinção, que para além do meu trabalho como cientista premeia a forma como tenho comunicado a investigação a que o meu grupo se tem dedicado aqui em Viena. A Química é um dos campos científicos menos presente nos media e será excelente que esta distinção permita falar mais sobre o tema. Há uma tendência para ver a Química como algo muito complexo, quando na verdade a minha experiência pessoal mostra precisamente o contrário. A Química é algo de tao presente no nosso dia-a-dia que é sempre surpreendente para as pessoas quão acessível e intuitiva ela pode ser. " disse Nuno Maulide. "Enquanto cientistas, é nosso dever sair das paredes dos nossos institutos e conseguir explicar o que fazemos de forma a que qualquer pessoa possa perceber e, mais ainda, gostar de ouvir e querer saber mais. A ciência é fascinante e cabe-nos a nós, investigadores, contagiarmos as pessoas com a nossa paixão e interesse."
Nuno Maulide é professor catedrático na Universidade de Viena e professor convidado do ITQB Universidade Nova de Lisboa. Já foi vencedor de 3 bolsas do European Research Council (ERC), em 2011 (starting grant), 2016 (consolidator grant) e 2018 (proof of concept). É membro correspondente da Academia das Ciencias austríaca.
"Atribuímos o prémio "Cientista do ano" desde 1994, the "Scientist of the Year" a investigadores a trabalhar na Áustria que tenham prestado serviços excepcionais para a comunicação compreensível do seu trabalho e que tenham promovido a imagem da investigação junto do Público em geral. O Nuno Maulide é um cientista que se dedica de forma muito eficaz e empenhada na divulgação do seu trabalho, declarou Eva Stanzl, presidente do Clube de Jornalistas de Ciência e Educação Áustria.
Gabinete de comunicação ITQB/NOVA
© 2019 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva
ITQB NOVA - Gabinete de Comunicação
O Instituto de Tecnologia Química e Biológica, Oeiras, é um instituto de investigação e formação avançada da Universidade Nova de Lisboa. Tem como missão fazer investigação científica e promover formação avançada em Ciências da Vida, Química e Tecnologias associadas, para benefício da saúde humana e do ambiente.
Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto
Ficheiros para download Jornais que já efectuaram download deste artigo