Registo | Contactos

Rómulo de Carvalho/António Gedeão – Príncipe Perfeito

21 Nov 2012 - 11h59 - 2.400 caracteres

Recensão à biografia escrita por Cristina Carvalho e recentemente publicada pela Editorial Estampa, incluída na sua colecção “memória das letras”.

 

Rómulo de Carvalho é uma personalidade incontornável da cultura portuguesa do século XX. Professor de Físico-Química (no Liceu Camões em Lisboa, Liceu Dom João III – hoje José Falcão - em Coimbra e Liceu Pedro Nunes em Lisboa), pedagogo, investigador, historiador, divulgador de conhecimento científico e, poeta.

Como professor, marcou gerações de alunos e cativou muitos deles para as ciências. Como investigador e historiador deixou-nos obras ainda hoje inultrapassadas e de referência incontornável como seja a “História do Gabinete de Física da Universidade de Coimbra” e “História do Ensino em Portugal desde a Fundação da Nacionalidade até ao Fim do Regime de Salazar-Caetano”. Como divulgador de ciência “para todos”, marca a história da ciência em Portugal: há nitidamente “um antes e um depois” Rómulo de Carvalho. Como poeta, voz de uma consciência íntima esclarecida que se revela ao mundo aos cinquenta anos de idade sob o pseudónimo de António Gedeão, ombreia com os melhores poetas da sua geração. Seguramente, o maior poeta português da ciência.

Sobre esta “dualidade una” que é “Rómulo de Carvalho / António Gedeão”, pelo menos enquanto António Gedeão existiu, escreve-nos Cristina Carvalho, filha do cientista / poeta, numa biografia que com aquele mesmo título e que aceitou fazer depois de um convite da Editorial Estampa.

A autora acrescenta um “Príncipe Perfeito” ao título, antecipando a sua infinita admiração filial, a sua identificação com a figura paternal. Partilha connosco memórias e histórias que nos permitem compreender melhor a personalidade do homem que sendo professor e comunicador nato de excelência, evitava paradoxalmente a proximidade, enfrentando num silêncio cósmico os problemas sociais e da humanidade.

Esta biografia, publicada pela Editorial Estampa, incluída na sua colecção “memória das letras”, contêm ainda uma utilíssima lista bibliográfica completa das obras de Rómulo de Carvalho / António Gedeão, assim como uma listagem cronológica das inúmeras homenagens que se lhe prestaram ao longo do ano de 1996, por ocasião ou no âmbito da celebração do seu 90º aniversário.

Esta é a décima obra de Cristina Carvalho (Até Já Não é Adeus, 1989; Momentos Misericordiosos, 1992; Ana De Londres, 1996; Estranhos Casos De Amor, 2003; O Gato De Uppsala, 2009; Nocturno: O Romance De Chopin, 2009; Tarde Fantástica, 2011; A Casa Das Auroras, 2011; Lusco-Fusco, 2011).

 

António Piedade

 

Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

 

Ficha Bibliográfica

Título: Rómulo de Carvalho/António Gedeão - Príncipe Perfeito

Autor: Cristina Carvalho

Editora: Editorial Estampa

Colecção: Memória das Letras

1ª Edição Outubro de 2012, Lisboa

176 Páginas

ISBN: 978-972-33-2692-5


© 2012 - Ciência na Imprensa Regional / Ciência Viva


António Piedade

António Piedade é Bioquímico e Comunicador de Ciência. Publicou mais 500 artigos e crónicas de divulgação científica na imprensa portuguesa e 20 artigos em revistas científicas internacionais. É autor de sete livros de divulgação de ciência: "Íris Científica" (Mar da Palavra, 2005 - Plano Nacional de Leitura),"Caminhos de Ciência" com prefácio de Carlos Fiolhais (Imprensa Universidade de Coimbra, 2011), "Silêncio Prodigioso" (Ed. autor, 2012), "Íris Científica 2" (Ed. autor, 2014), "Diálogos com Ciência" (Ed. autor, 2015) prefaciado por Carlos Fiolhais, "Íris Científica 3" (Ed. autor, 2016), "Íris Científica 4" (Ed. autor, 2017).


Veja outros artigos deste/a autor/a.
Escreva ao autor deste texto

Ficheiros para download Jornais que já efectuaram download deste artigo