Hormona dos afectos enternece macacos

09 Jan 2012 - 13h14 - 880 caracteres

“Hormona dos afectos” enternece macacos.

Macacos aos quais foi administrada a hormona oxitocina (por inalação nasal) apresentaram comportamentos mais afectuosos uns para com os outros.

A oxitocina é uma hormona sintetizada por neurónios hipotalâmicos do cérebro dos animais mamíferos e que se apresenta em níveis altos durante o período de aleitamento materno, passando naturalmente para o bebé através do leite. Os cientistas atribuem-lhe uma acção no fortalecimento de laços afectivos fortes entre mãe e bebé.

Este estudo realizado por uma equipa liderada por Michael Platt da Faculdade de Medicina da Universidade de Duke, em Durham (EUA), em macacos rhesus (Macaca mulatta), foi agora publicado na revista Proceedings of the National Academy of Science (DOI:10.1073/pnas.1114621109) e contribui para a compreensão dos mecanismos de acção da oxitocina.

Link para o artigo: